publicações
Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no Sul do Brasil
Organizador: Fábio Garcia
O livro reúne 90 artigos escritos por Ildefonso Juvenal entre os anos de 1911 a 1962. Totalizando 448 páginas, a obra é o resultado de quinze anos de pesquisa em arquivos, bibliotecas, jornais e com a família do pesquisado. Por meio desse trabalho é possível perceber as estratégias formuladas pelos intelectuais negros por educação, cidadania e trabalho no pós-abolição.
A casa do meu avô
Autora: Solange Adão
Ilustração: Bruno Barbi
O livro narra as vivências e memórias da pequena Antonieta de Barros, a qual recebeu este nome em homenagem a primeira deputada negra do Brasil, sua vivacidade e curiosidade nos conduz a adentrar em seu pequeno universo interior e cultural. Sua memória emotiva é repleta de simbologias do universo afro-brasileiro, como a umbanda, o candomblé, as ervas sagradas, o respeito aos ancestrais e o trabalho social desenvolvido pelo seu avô. A narrativa se passa em primeira pessoa, na qual se observa cenas do cotidiano, as relações familiares da personagem principal e a iniciação desta aos rituais sagrados comandados pelo seu avô. A Casa do meu avô inaugura um campo da literatura infanto-juvenil de Florianópolis e Santa Catarina ao abordar temas cruciais para a consolidação de uma sociedade plural e diversa.
Maira a alegre campeã
Autora: Maira Ranzeiro
Maira é uma menina muito alegre com olhos de jabuticaba e pele negra que se encantou pelo mundo dos esportes em especial por esse criativo jogo de bolinhas e raquete, o tênis de mesa, e brincando aprendeu a ter disciplina, foco, concentração e persistência.
O livro é baseado em fatos reais e conta a trajetória da autora Maira Ranzeiro, a primeira negra campeã brasileira de tênis de mesa, o mesmo revela um papel social muito importante, pois apesar do Brasil ser constituído em sua maioria da população negra (54%), os dados estatísticos apontam a necessidade de ações afirmativas efetivas para corrigir as desigualdades.
Uma herança, um dom - aspectos da vida e obra do intelectual Ildefonso Juvenal
Autor: Renan Ramos Rocha
Uma visão alternativa da historiografia catarinense que valoriza os sujeitos até então esquecidos no estado. Neste documentário com depoimentos de historiadores e familiares do escritor e influente cidadão de Florianópolis Ildefonso Juvenal, somos levados a uma viagem no tempo através dos testemunhos vivos dessa ilustre figura do século XX.